Ministro apresenta plano de cooperação entre o governo e o setor de games

Durante o 1º Encontro Progresso dos Games no Brasil, realizado em São Paulo na quarta-feira (28), o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), Silvio Almeida, destacou a necessidade de estabelecer uma estratégia governamental voltada para a parceria com a indústria de games. Almeida ressaltou que o setor dos videogames possui um potencial significativo para impulsionar o desenvolvimento econômico e social do país.

No evento, o ministro também falou sobre a importância da educação sobre o mercado dos games, e como eles podem ajudar a combater a violência:

“Uma estratégia que envolva especialistas do meio, além dos próprios gamers, para que possamos promover campanhas educacionais sobre os valores democráticos, os direitos de todas as pessoas e o combate a todos os tipos de violência. Acho importante que construamos esse diálogo com a indústria gamer de forma mais colaborativa e frequente. É essencial que nós consigamos pensar e implementar políticas públicas para essa comunidade, considerando também a importância econômica e cultural que o tema tem hoje”.

Além disso, Silvio Almeida revelou ser um grande fã dos games. Ele ressaltou que sua experiência como jogador das antigas o ajudou a compreender o impacto positivo que os jogos eletrônicos podem ter na vida das pessoas:

“Sou um antigo jogador de “atari”, ainda dos tempos dos cartuchos, e posso dizer que de fato tenho uma relação muito saudável com o videogame, mesmo que hoje com menos tempo”, enfatizou.

O ministro também está combatendo o extremismo e o discurso de ódio nos jogos online

Durante o evento, o ministro também expôs as medidas que estão sendo implementadas no Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), bem como pelo governo federal, para combater os crimes virtuais nos jogos online:

“No sentido de dissolver aproveitadores que usam os espaços virtuais e dos jogos para cometer crimes. No MDHC o tema está constantemente em pauta, por exemplo, por meio de ações como a criação de um Grupo de Trabalho Interministerial para combater e prevenir os discursos de ódio e o extremismo. Na próxima semana será divulgada a íntegra do relatório produzido por esse grupo, com um diagnóstico e recomendações de políticas públicas e estratégias a serem utilizadas”.

A Rede Progressista de Games (RPG) organizou o encontro com o objetivo de apresentar uma série de propostas a fim de formular políticas públicas no setor de videogames e entretenimento eletrônico.

Assista a transmissão completa do 1º Encontro Progresso dos Games no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *