Descubra mais sobre a famosa celebração oriental e quais aspectos positivos dessa data você pode aplicar na sua vida

O Ano Novo Lunar é uma celebração que marca o início de um novo ano civil, assim como o Réveillon que é celebrado pela maioria dos países Ocidentais e vários Orientais. Porém, as datas entre essas duas festas são diferentes: enquanto nós do Ocidente comemoramos o Ano Novo na virada de Dezembro para Janeiro, o Ano Novo Lunar é geralmente comemorado no final de Janeiro ou no início de Fevereiro, durante a Lua Nova e seguindo o calendário lunissolar chinês (baseado nos movimentos do Sol e da Lua).
Os países com as maiores festividades são os países do Leste Asiático: China, Coréia do Sul, Vietnã, Taiwan, entre outros. Entretanto, nações do Oriente Médio e diversos grupos étnicos espalhados pelo mundo todo também celebram o Ano Novo Lunar à sua maneira. Mas, apesar de comemorarem a mesma coisa, cada país possui sua própria forma de celebrar tendo fortes influências das suas respectivas religiões (Hinduísmo, Budismo, Islãmismo, Judaísmo, etc). Vamos destacar as características das comemorações de alguns países.
- China: O Ano Novo Lunar Chinês é o mais famoso dentre essas comemorações, por ser o mais antigo e por ter inspirado as celebrações de diversos outros países da Ásia devido à gigantesca influência e domínio chinês no continente desde muitos séculos atrás até hoje. A data consiste em um grande festival na China, onde as festividades podem durar até 15 dias.
Existem diversas tradições em torno do Ano Novo Lunar chinês: faxinar a casa antes das festas para “varrer” os infortúnios do ano anterior pra fora de casa e abrir espaço para a boa sorte entrar; comprar roupas novas simbolizando uma nova e melhorada versão de si mesmo; usar roupas, acessórios e decorações na casa da cor vermelha, afastando assim os maus espíritos; jantar com a família na véspera, reforçando a ideia de união entre familiares; parentes mais velhos presenteiam as crianças com dinheiro, como um desejo de fortuna e boa sorte; e apreciar o Festival das Lanternas, realizado no último dia de festejo, onde se valoriza a cultura chinesa por meio de apresentações, danças e músicas cheias de elementos folclóricos do país. Destaque para o desfile realizado em Hong Kong, que atrai turistas do mundo inteiro por suas cores e animação.
Algumas outras regiões, como a Mongólia e o Tibet, também celebram esta data, mas seguindo os seus próprios calendários lunissolares. Geralmente comemoram entre Fevereiro e Março, o que às vezes pode coincidir com a festa da maior parte da China, mas na maioria das vezes não. - Coréia do Sul: O Ano Novo Lunar coreano é uma celebração mais caseira. Cada família realiza uma refeição para homenagear seus ancestrais, e as cores vermelhas ou brancas são utilizadas nesse período. Os jovens coreanos costuma reverenciar os membros mais velhos da família e recebem palavras de sabedoria, além de um tradicional dinheirinho.
- Taiwan: As festividades taiwanesas são muito mais recentes do que as de países vizinhos, tendo seus primeiros registros vindos do Século 17, quando o país recebeu pela primeira vez imigrantes chineses, o que fez com que a cultura do país fosse extremamente influenciada pela cultura da China. Por isso, o Ano Novo Lunar de Taiwan se assemelha muito ao deles em questões de tradições. As peculiaridades que podemos apontar é o foco dos taiwaneses em visitar templos budistas e taoístas com a família e consumir produtos derivados do abacaxi (como um belo bolo) e do nabo branco, legume popular no continente asiático e que tem o mesmo som da expressão “boa sorte” em um dos dialetos nativos falados no país.
- Singapura: Singapura também é outro país extremamente influenciado pelos chineses, tendo três quartos da sua população originária do grande país. Seu Ano Novo Lunar é um feriado de dois dias e sua comemoração varia um pouco de acordo com qual etnia ou tribo originária cada cidadão é descendente, onde cada uma dessas culturas possuem seus próprios tipos de alimentos, músicas e rituais.
- Malásia: A Malásia também é um país multicultural, à exemplo de Singapura, e possui 3 culturas muito fortes e influentes no país: a cultura malaia indígena, a cultura chinesa e a cultura indiana. Existem feriados diferentes para a celebração do Ano Novo Lunar de cada uma dessas culturas no país, que ocorrem em dias distintos (porém próximos) seguindo cada um o seu calendário e suas respectivas tradições culturais. A cada 33 anos, um fenômeno muito celebrado acontece: as datas dessas três celebrações coincide, virando um enorme feriado nacional de vários dias.
- Vietnã: O Ano Novo Lunar vietnamita é mais uma festividade passada pelos chineses e acontece desde o início dos anos 1000 depois de Cristo. As peculiaridades da festa do Vietnã são as comidas, onde a população consome licor de arroz, nozes de areca (uma noz comum na Ásia) e os famosos Bolos de Lua da cultura chinesa. Também é tradicional fazer tatuagens durante essa festa, além da entrega do “dinheiro da sorte”. Por fim, fica a curiosidade que o horóscopo vietnamita substituiu o boi e o coelho do zodíaco chinês por búfalo e gato, respectivamente.
- Índia: A Índia é um país enorme, muito populoso e multicultural, tendo centenas de povos originários que adicionaram elementos de suas respectivas culturas para formarem a cultura indiana popular de hoje (assim como aconteceu no Brasil). Por isso, existem diversos calendários lunares e celebrações de Ano Novo Lunar. Mas, as duas maiores e mais famosas são o Diwali e Gudi Padwa. A variedade de comidas, rituais e tradições são enormes, mas as características centrais das comemorações indianas são possuir muitos momentos de oração e muitas músicas e danças que demonstram a alegria do povo.
- Japão: As ilhas de Okinawa celebram intensamente o Ano Novo Lunar, por causa da sua forte relação comercial e cultural com a China durante séculos, até se tornarem parte do Japão. Já o restante do país, com a forte e cada vez mais crescente influência ocidental, tem o costume de comemorar o Ano Novo como nós comemoramos e realizar pequenas tradições no 15º dia do primeiro mês lunar do ano, o que seria o seu Ano Novo Lunar e uma celebração bem menor e mais familiar. Dar dinheiro às crianças, reunir a família para uma refeição e limpar a casa antes dessa data estão entre os costumes que os japoneses adotam nesse período.
Horóscopo Chinês e o Ano Novo Lunar

Observar o céu e seus elementos, como estrelas e planetas, é algo natural do ser humano desde os primórdios da humanidade. Diversas civilizações extintas já faziam uso desse conhecimento para navegação, plantio, colheita e diversas outras atividades. A Astronomia (estudo do espaço) chinesa está ligada à Astrologia (estudo dos signos) e existem documentos de mais de 2 séculos antes de Cristo. Para explicar a criação do cosmo e sua relação com os seres humanos, os chineses criaram diversas lendas que são preservadas até os dias atuais.
Uma dessas lendas antigas conta que Buda convidou todos os animais que existiam para uma festa de Ano Novo, e prometeu dar um presente para cada um deles. No fim, apenas 12 animais compareceram à essa festa e cada um ganhou de presente um ano para si, em um ciclo de 12 anos que se repetiria infinitamente, de acordo com a ordem de chegada desses animais. O primeiro a chegar foi o Rato, seguido de Boi, Tigre, Coelho, Dragão, Cobra, Cavalo, Cabra, Galo, Macaco, Cachorro e, por fim, o Porco. Esses animais juraram passar o seu respectivo ano pregando os ensinamentos de Buda ao mundo, cada um à sua maneira, enquanto os outros 11 permaneceriam em oração até chegar a sua vez.
Os chineses acreditam que as pessoas que nascem em um determinado ano vão ter as características e personalidades do animal do zodíaco correspondente àquele ano e as demais pessoas tem que se inspirar nas qualidades desse animal e observar seus defeitos para que possam se tornar pessoas melhores. 2024 é o ano do Dragão, animal intenso, com muita vitalidade, inteligente e senso de liderança, porém com tendências autoritárias, agressivas e ciumentas. Podemos esperar então pessoas de personalidade forte nascendo até 31/12/2024.
E aí, curtiu conhecer sobre o Ano Novo Lunar? Tem alguma tradição ou ensinamento que você pretende adotar para a sua vida? Para mais artigos como esse, continue acessando o site da Artcetera. Nos siga também no Instagram para saber tudo que está sendo postado e outras curiosidades. Se você quiser, pode até pedir um artigo falando mais detalhes sobre o Zodíaco Chinês. Até a próxima!
Um gamer nostálgico, que acredita no poder dos games de transformar para melhor a vida das pessoas.