Diablo IV é o retorno icônico da franquia que se consagrou no gênero de RPG de ação. Para você que não conhece, a premissa é muito simples: completar missões, derrotar hordas de inimigos, obter itens poderosos e se tornar cada vez mais forte. Este pode parecer como um modelo trivial de jogo de RPG, mas parece que a Blizzard acabou errando na dosagem de alguns ingredientes, segundo fãs.
A primeira temporada de conteúdo adicional no jogo estreou na última semana (21/07) e ela deu o que falar. Isto porque jogadores notaram que ela acompanhou um extenso patch de atualizações com diversos nerfs afetando builds populares no jogo. Além das builds, algumas classes também foram afetadas negativamente, como a do Mago. Outros usuários relataram bugs previamente inexistentes, uma drástica redução de dano crítico, maior dificuldade em obter itens raros e a obtenção mais lenta de XP.
Desde antes do anúncio do patch, muitos jogadores haviam criticado a escassez de conteúdo de endgame, com poucas atividades interessantes para se fazer após completar a campanha e alcançar o level máximo de seu personagem (100).
Estes foram alguns dos fatores que fizeram com que jogadores bombardeassem a página do Metacritic de Diablo IV com críticas negativas. Em menos de uma semana o User Score do Metacritic despencou de cerca de 8.0 para 2.2 no PC, 1.0 no PS5 e 3.4 no Xbox.
Vale mencionar que a crítica especializada havia conferido notas acima dos 85, chegando a notáveis 91 na versão de Xbox Series X.
Ainda não houve posicionamento oficial dos times responsáveis pelo game, embora eles sejam bem ativos nas redes sociais e constantemente comunicativos a respeito das mudanças no jogo.
Fique de olho no Resenha Game Club para mais informações a respeito de Diablo IV.
ATUALIZAÇÂO: após a repercussão negativa, um novo patch de correção para os ajustes indevidos foi anunciado durante uma live emergencial. Confira o que rolou aqui.