O mundo dos jogos competitivos recebeu notícias bombásticas nesse começo de semana. O presidente do Comitê Olímpico Internacional citou planos para a criação de Jogos Olímpicos de Esports, enquanto a Gamers8 anunciou a Esports World Cup.
Esports World Cup
Anunciada hoje (23) pela manhã, a Copa do Mundo é a nova Gamers8, possível maior campeonato da atualidade. A notícia veio acompanhada de declaração de príncipe árabe, que diz desejar trazer a Arábia Saudita para o centro do universo de jogos.
A notícia veio com uma declaração do príncipe Mohammed bin Salman:
A Copa do Mundo de Esports é naturalmente o próximo passo na jornada da Arábia Saudita para se tornar o centro global para games e esports, oferecendo uma experiência incomparável que quebra as barreiras da indústria. A competição irá impulsionar nosso progresso no caminho para alcançar os objetivos de diversificação econômicos do Vision 2030, crescendo o setor de turismo, criando novos trabalhos em várias indústrias e provendo entretenimento de padrão internacional para cidadãos, residentes e visitantes.
Agendado para o verão de 2024, o evento ocorrerá na cidade de Riyadh e promete premiações bilionárias, oito semanas de competição e entretenimento e mais. Até o momento, não há modalidades confirmadas, mas a última edição da Gamers8 contou com Rocket League, CS:GO, Street Fighter 6, PUBG, Star Craft II, ESL R1, Fortnite, Tekken 7, FIFA, Rainbow Six e DOTA 2.
Jogos Olímpicos de Esports
Em contraponto à Copa, os Jogos Olímpicos não foram confirmados até o momento. Ainda assim, o presidente do COI, Thomas Bach, afirmou na cerimônia de abertura da 141ª Sessão do COI que estão explorando planos para sua criação:
Pedi à nossa nova Comissão de Esports do COI que estudasse a criação dos Jogos Olímpicos do COI […] lançamos a Semana dos Esports Olímpicos em Singapura no inicio desse ano. Em Singapura vimos provas de que nossa abordagem holística está funcionando. Reunimos com sucesso as comunidades olímpica e de esportes digitais.

Além disso, Bach ressaltou que há três bilhões de pessoas jogando esportes e jogos digitais em todo o mundo e que a maioria dessas pessoas tem menos de 34 anos. Dessa forma, o presidente do COI diz que é um público que precisa ser ouvido e atendido.
Dieb é estudante de teatro, host e criadora de conteúdo. Apaixonada por jogos indie, mas incapaz de deixar de lado um bom AAA. Ama gatinhos e cachorros.