No dia 12 se setembro, a The Pokémon Company anunciou uma colaboração com o Museu Van Gogh. A notícia veio através do perfil oficial da empresa, com um teaser que informava o início da exposição no dia 28 de setembro. Entretanto, nem tudo correu conforme o esperado.
Após a abertura da exposição, cambistas começaram a invadir o local em busca do card exclusivo de Pikachu com o chapéu cinza, uma referência ao autoretrato de Van Gogh. O objetivo do evento, era trazer os fãs mais jovens de Pokémon para o museu e incentivar seu interesse pela arte. Entretanto, a exposição saiu completamente do controle devido aos cambistas buscando itens exclusivos para venda.
Joe Merrick, editor-chefe do site Pokémon Serebii, comentou acerca de um vídeo que mostra os cambistas invadindo o museu: “isso me deixa triste e é por isso que não podemos ter coisas legais. Eu vi tantas pessoas indo nos primeiros dias somente para pegar alguma carta ou mercadoria para revender. Essa não é uma prática aceitável. Se você faz isso, você é uma vergonha”.
LEIA TAMBÉM, EM POKÉMON:
- Nintendo Direct: Confira Todos os Anúncios
- Brasileiro de 13 anos, Gabriel Fernandez, vira campeão mundial de Pokémon TCG
Ademais, a carta exclusiva é gratuita para os visitantes que concluem uma missão de caça ao tesouro que leva os participantes por uma visita ao longo das obras de Van Gogh e suas respectivas histórias. Além disso, no evento estão disponíveis mercadorias exclusivas como uma pelúcia, action figure e bolsa. Todos os itens citados foram encontrados para venda no eBay. A carta do Pikachu está listada, atualmente, entre US$100 e US$1500.
Dieb é estudante de teatro, host e criadora de conteúdo. Apaixonada por jogos indie, mas incapaz de deixar de lado um bom AAA. Ama gatinhos e cachorros.