De acordo com o portal Adrenaline, uma situação inesperada e divertida surgiu quando empresas de logística e transporte estadunidense viram grande potencial em jogadores. Tudo começou ainda em 2023, quando uma dessas empresas comprou espaço em outdoors dentro do jogo American Truck Simulator recrutando jogadores. Aparentemente, a ideia deu muito certo, já que outras empresas estão agora fazendo o mesmo.
O estúdio responsável pelo jogo, SCS Software, trouxe novos outdoors em junho. Estes indicam o site de recrutamento da empresa Schneider National, uma das gigantes de logística estadunidense que busca novos motoristas. O feedback por parte da empresa é bastante positivo. Os representantes da Schneider afirmaram que jogadores recém-contratados muitas vezes “mostravam habilidades acima de seu nível de experiência” e “creditavam seu aprendizado ao videogame”.
O sucesso no recrutamento levou outra empresa do ramo, a Swift Transportation, a aplicar a mesma estratégia. A empresa publicou anúncios recrutando jogadores de American Truck Simulator que poderiam desejar dirigir profissionalmente:
Se você gosta de interpretar um motorista de caminhão no American Truck Simulator, talvez ame o verdadeiro estilo de vida de motorista de caminhão! Quer tornar sua experiência de jogo uma realidade? Convidamos você a sentar-se ao volante de um verdadeiro caminhão Swift.
A SCS Software está bastante empolgada com a nova estratégia de recrutamento das empresas. Os desenvolvedores, em postagem no blog do jogo, disseram acreditar que mesmo pequenos gestos podem ter impactos profundos e que o objetivo deles com o jogo é criar conexões significativas entre mundos virtuais e oportunidades no mundo real. De acordo com eles, é bacana que o jogo possa proporcionar oportunidades reais de trabalho e uma possível carreira para os jogadores.
Dieb é estudante de teatro, host e criadora de conteúdo. Apaixonada por jogos indie, mas incapaz de deixar de lado um bom AAA. Ama gatinhos e cachorros.