Após a divulgação de nova política de taxas, a Unity teve que lidar com a revolta de estúdios parceiros, além de uma série de ameaças. A empresa se viu obrigada a paralisar suas atividades temporariamente e rever sua decisão. Como resultado, a Unity publicou uma nota pedindo desculpas e prometendo mudanças em seu perfil no X.
@Unity
Nós ouvimos vocês. Pedimos desculpas pela confusão e angústia causadas pela política de tempo de execução que anunciamos na terça-feira causou. Estamos ouvindo e conversando com os membros da nossa equipe, comunidade, consumidores e parceiros, e faremos mudanças na política. Compartilharemos uma atualização em alguns dias. Obrigado pelo feedback honesto e crítico.
A reação da comunidade à nota, entretanto, não traz boas notícias para a empresa. As respostas falam majoritariamente sobre a necessidade de reversão total à política anterior. Além disso, muitos criticam a demora da empresa a dar uma resposta a respeito dos questionamentos da comunidade, dizem que sua nota não diz nada e que acreditam que a empresa está somente buscando formas de manter as taxas de qualquer forma.
A política proposta pela Unity
A política proposta pela engine tinha como objetivo taxar novas instalações de jogos sempre que um título atingisse uma marca determinada pela empresa. A Unity cobraria o valor somente uma vez e ele não contemplaria reinstalações, demos, jogos na Web/streaming ou cópias distribuídas por iniciativas de caridade.
Para jogos presentes em streaming, os serviços de assinatura deveriam pagar a taxa, como seria o caso da Microsoft para o Game Pass. Mesmo com essa série de exceções, muitos estúdios independentes seriam afetados e ameaçaram migrar para o Unreal Engine (Epic) caso a Unity não reconsidere sua política.
Dieb é estudante de teatro, host e criadora de conteúdo. Apaixonada por jogos indie, mas incapaz de deixar de lado um bom AAA. Ama gatinhos e cachorros.