Starfield já vinha se destacando desde a liberação do Acesso Antecipado. Entretanto, após seu lançamento mundial e a liberação do título para os assinantes do Game Pass, os números do novo queridinho da Bethesda dispararam. Na manhã de quinta-feira (7), um dia após o lançamento oficial, o jogo já havia ultrapassado a marca de seis milhões de jogadores, tornando-se o maior lançamento da história da desenvolvedora.
Além disso, de acordo com o SteamDB, o título atingiu ontem (10) um pico de mais de 330 mil jogadores simultâneos na Steam, batendo o record de Skyrim, de 287 mil. Ainda assim, está distante de atingir os números de Fallout 4, que teve mais de 470 mil jogadores simultâneos em seu lançamento (2015). Não se espera que Starfield passe o record de Fallout na Steam especialmente por estar disponível gratuitamente para assinantes do Xbox Game Pass. Segundo o site, Starfield também passou na frente de gigantes como CS:GO e Baldur’s Gate 3.
Através de uma publicação no X, Phil Spencer declarou que, somando todas as plataformas, o título ultrapassou a marca de um milhão de jogadores simultâneos ainda no dia 7. O anúncio veio em uma republicação onde o perfil da Xbox parabenizava a desenvolvedora pelas excelentes críticas recebidas.
Pete Hines não se arrepende da exclusividade de Starfield para Xbox
Em entrevista ao portal francês JeuxVideo, na Gamescon 2023, Pete Hines falou sobre exclusividade de Starfield para Xbox. Um dos questionamentos levantados foi se ele estava preocupado com o volume de vendas do jogo por ele não ser lançado para Playstation 5. Hines respondeu:
“Nos EUA, o Game Pass Ultimate custa US$17. Por US$17, sem possuir console, você pode conectar um controle a TVs Samsung e jogar Starfield. O Game Pass está me deixando louco! Sou um homem velho, nasci quando não existiam videogames, nem consoles, nem PCs, nem celulares. O fato de você nem precisar de um console para jogar o melhor jogo da Bethesda já feito no Xbox é um nível incrível de acessibilidade.
Você pode jogar em qualquer coisa que possa executar um navegador. Testei com um Kindle Fire e um telefone. Você clica em Link Cloud e joga Starfield. Então, se você é um jogador de PlayStation, é claro que não jogará no seu PlayStation.”
Entretanto, a história quase foi muito diferente. Phil Spencer, o chefe da Xbox, explicou que Starfield quase foi um exclusivo do PS5. Spencer conta que a Sony já estava em processo de negociação de um acordo quando a Microsoft interveio. A exclusividade de plataforma era algo importante para a Bethesda, segundo Todd Howard, produtor do jogo. Ele revelou, em entrevista à BBC, que “quando se está desenvolvendo algo exclusivo, você ganha tempo para focar ainda mais no jogo”. Howard ainda complementou dizendo “você sabe que este é o hardware, sabe que é aqui que as pessoas vão jogar, então sua atenção fica exclusivamente em criar o melhor produto possível”.
Dieb é estudante de teatro, host e criadora de conteúdo. Apaixonada por jogos indie, mas incapaz de deixar de lado um bom AAA. Ama gatinhos e cachorros.